Estas Condições gerais estabelecem o enquadramento regulamentar, as obrigações e os direitos associados à utilização dos serviços de registo, renovação e gestão de LEI prestados pela LEI System OU.
1. Parte contratante
A LEI System OU, sociedade por quotas constituída na Estónia, será a parte contratante que presta serviços sob a marca LEI System. Nos casos em que não exista uma subsidiária local da LEI System no país de residência do cliente, a LEI System OU (LEI número 984500908J38713A7650) atuará como a entidade jurídica predefinida. A LEI System funciona como Agente de Registo de LEI e mantém cooperação com a Unidade Operacional Local (LOU) oficialmente acreditada, Ubisecure Oy (comerciante RapidLEI), que detém o LEI: 529900T8BM49AURSDO55.
2. Solicitação e gestão de LEIs
2.1. O cliente pode apresentar um pedido para obter, renovar ou transferir um Identificador de Entidade Jurídica, preenchendo o formulário online relevante e concluindo o pagamento através de um método aceite, como cartão de crédito ou PayPal.
2.2. Ao submeter a candidatura, o cliente reconhece e aceita estas Condições gerais e confirma que todos os dados fornecidos são exatos. O requerente certifica que está autorizado a agir em nome da entidade jurídica em questão. Certos dados de contacto podem ser partilhados com a LOU para apoiar a validação.
2.3. O cliente autoriza a LEI System a aceitar, em seu nome, os termos e condições da LOU (por exemplo, os da RapidLEI). Todos os acordos da LOU baseiam-se nas diretrizes da GLEIF e são, em substância, semelhantes. Por exemplo, os termos de serviço da RapidLEI podem ser consultados aqui.
2.4. É concedida à LEI System autoridade para agir em nome da entidade jurídica do cliente em matérias relacionadas com o LEI, incluindo a sua emissão, renovação anual e transferência.
2.5. Quando um LEI é transferido de outro fornecedor para a LEI System, pode ser necessária a alteração da LOU. A transferência deve ocorrer antes da renovação ou em simultâneo com esta.
2.6. Os LEIs sob administração da LEI System podem ser renovados até 60 dias antes da data de expiração. Em situações de renovação antecipada após uma transferência de outro prestador de serviços, pode verificar-se uma redução do período de validade.
2.7. O processamento terá início após receção da candidatura e do pagamento.
2.8. A LEI System pode solicitar documentação que comprove a autoridade do requerente, incluindo, entre outras, uma Procuração.
2.8.1. As autorizações devem ser assinadas exclusivamente por pessoas oficialmente habilitadas a representar a entidade jurídica. A personificação ou falsa representação de poderes de assinatura é estritamente proibida.
2.9. Poderá ser solicitada documentação adicional para fins de verificação, incluindo:
• uma cópia do certificado de registo da entidade
• identificação dos representantes autorizados
• comprovativo da data de constituição
• documentação que comprove as alterações efetuadas aos registos societários
2.10. Se a entidade for detida ou controlada por uma empresa-mãe que prepare demonstrações financeiras consolidadas, devem ser submetidos dados de Nível 2 (parentais). Se a indicação não for possível, deve ser apresentada uma justificação válida.
2.10.1. A LEI System pode solicitar documentação que confirme o estatuto de consolidação.
2.11. As sucursais internacionais devem fornecer o LEI da sede, o qual deve estar ativo (estado ISSUED).
2.12. As entidades classificadas como fundos de investimento ou fundos guarda-chuva podem ser instadas a divulgar relações de fundos, incluindo gestor do fundo, estrutura guarda-chuva e/ou relações feeder-master.
2.12.1. Poderão ser solicitados documentos relevantes que comprovem tais relações.
2.12.2. Devem ser fornecidos LEIs para cada entidade relacionada referenciada.
2.13. A maioria dos registos de LEI é concluída em 1–3 horas. No entanto, candidaturas que envolvam relações parentais ou de fundos podem requerer até 48 horas. As renovações e transferências de LEI podem demorar até 7 dias. Dados incompletos ou incorretos podem causar atrasos.
2.14. Após a conclusão bem-sucedida da candidatura, será enviada uma confirmação e fatura para o endereço de email indicado no checkout.
2.15. As candidaturas tornam-se vinculativas e irrevogáveis após a submissão e o pagamento. Isto aplica-se tanto a registos iniciais como a renovações, incluindo transferências.
2.16. Se o cliente não apresentar a documentação necessária, a LEI System e a sua LOU parceira podem proceder utilizando informações disponíveis publicamente. Os LEIs que não possam ser processados devido à falta de dados não serão reembolsados, e não é assumida qualquer responsabilidade pelas consequências daí resultantes.
2.17. Uma vez emitidos, o LEI e os dados de referência associados tornam-se publicamente acessíveis nos sítios web da GLEIF e da LEI System. Os LEIs são permanentes e não podem ser reatribuídos ou removidos.
2.18. A LEI System notificará o cliente por email 60 dias antes da data de renovação agendada.
3. Planos plurianuais e renovações automáticas
3.1. Os clientes podem optar por pré-pagar as suas renovações de LEI por um período até cinco anos.
3.2. Apesar do pré-pagamento plurianual, os dados do LEI serão atualizados anualmente conforme exigido pela GLEIF. A “próxima data de renovação” oficial baseia-se num ciclo de 365 dias a partir da última renovação confirmada.
3.3. Se um LEI abrangido por um contrato plurianual for transferido para outro prestador de serviços, o acordo com a LEI System considera-se rescindido e não será emitido qualquer reembolso.
3.4. Os clientes podem ativar a renovação automática. O pagamento dessas renovações é processado 60 dias antes da data de expiração, utilizando o método de pagamento originalmente fornecido.
3.5. Será enviada uma notificação de renovação automática para o email registado. O cliente dispõe de cinco dias de calendário para cancelar ou alterar os dados. Após o início da renovação, esta não pode ser revertida.
3.6. A LEI System reserva-se o direito de atualizar os dados de referência utilizando fontes de registo.
3.6.1. Se os registos oficiais não forem acessíveis, os dados de referência existentes podem ser utilizados para a renovação.
3.6.2. Quando a verificação falhar, as relações parentais ou de fundos podem ser assinaladas como não públicas.
3.6.3. Os clientes são responsáveis por informar a LEI System de quaisquer alterações não captadas pelos registos.
3.6.4. A LEI System pode solicitar documentação adicional de suporte, incluindo demonstrações financeiras atualizadas, novas cartas de autorização ou declarações de exceção.
3.6.5. Se a documentação necessária não for fornecida no prazo de 60 dias, o LEI pode não ser renovado e o acordo de prestação de serviços pode ser rescindido.
4. Certificado e etiqueta LEI
4.1. Um certificado LEI digital e/ou impresso pode ser adicionado ao pedido no checkout ou solicitado posteriormente utilizando a funcionalidade de pesquisa de LEI.
4.2. Os certificados em formato físico são enviados no prazo de 7 dias úteis para a morada registada da entidade jurídica.
4.3. A LEI System não é obrigada a voltar a emitir certificados impressos nos casos em que a entrega falhe devido a informações de morada incorretas ou recusa de receção.
5. Tarifas de serviço e tributação
5.1. Os preços dos serviços relacionados com LEI, incluindo registo, renovação e transferência, são publicados no sítio web da LEI System e incluem as sobretaxas aplicáveis da GLEIF.
As taxas para pedir um novo LEI, transferir um LEI ou renovar um LEI podem ser consultadas aqui.
5.2. Tratamento do IVA:
• Clientes estónios: aplica-se IVA de 22%. A partir de 1 de julho de 2025, a taxa de IVA aumentará para 24% e os preços serão ajustados em conformidade.
• Clientes sediados na UE com NIF de IVA válido: não será adicionado IVA (aplica-se o mecanismo de autoliquidação).
• Clientes fora da UE: não é cobrado IVA.
5.3. As renovações automáticas serão cobradas com base na tabela de preços em vigor publicada à data do processamento.
6. Política de reembolsos
6. Reembolsos e cancelamentos
6.1. Os pedidos de reembolso devem ser enviados para info@leisystem.com e serão analisados no prazo de 7 dias úteis.
6.2. Os reembolsos são processados através do método de pagamento original e podem demorar até 30 dias a aparecer, dependendo da instituição bancária.
6.3. Aplica-se uma taxa de processamento de reembolso de 40 €.
6.4. Não há lugar a reembolso nas seguintes situações:
• O LEI já foi emitido ou renovado.
• A renovação automática foi concluída.
• Um contrato plurianual foi cancelado antecipadamente.
• A transferência do LEI causou perda do período de validade.
• O cliente não forneceu as informações exigidas no prazo de 60 dias.
• Foram submetidos dados parentais que posteriormente foram invalidados.
• A entrega do certificado físico falhou por erro do cliente.
6.5. Todo o tratamento de reembolsos está sujeito ao GLEIF RA Governance Framework.
7. Serviços de terceiros e parceiros de marketing
7.1. A LEI System pode subcontratar determinados serviços de apoio a fornecedores terceiros especializados. Isto pode incluir:
• alojamento e manutenção de plataformas online
• processamento seguro de pagamentos
• serviços de comunicação (por exemplo, email, notificações)
• ferramentas de recolha de feedback de clientes
7.2. Estes fornecedores podem aceder a dados dos clientes estritamente conforme necessário para prestar os seus serviços, ao abrigo de acordos de confidencialidade e proteção de dados.
7.3. Os dados de contacto (nome da empresa, representante, email, etc.) podem ser partilhados com parceiros de marketing selecionados que ofereçam serviços relevantes para o cliente.
7.4. Os prestadores terceiros podem contactar diretamente os clientes sobre os seus serviços se relacionados com as operações da LEI System.
7.5. Todos os envolvimentos com terceiros estão sujeitos a normas de privacidade iguais ou superiores às definidas pela LEI System.
7.6. Ao utilizar os serviços da LEI System, o cliente dá o seu consentimento para as disposições acima.
8. Jurisdição legal e disposições finais
8.1. O cliente permanece o único responsável por todas as ações e obrigações relacionadas com o LEI da sua entidade jurídica.
8.2. A LEI System não assume qualquer responsabilidade por consequências financeiras ou regulamentares resultantes de atrasos ou falhas no processamento de LEI.
8.3. Estas Condições gerais podem ser atualizadas sem aviso prévio. A versão mais recente está sempre disponível em leisystem.com.
8.4. O presente acordo e qualquer litígio ou reclamação dele emergente ou com ele relacionada, incluindo litígios ou reclamações extracontratuais, regem-se e serão interpretados de acordo com as leis da República da Estónia. Os tribunais da República da Estónia têm jurisdição exclusiva para dirimir qualquer litígio ou reclamação dessa natureza.